INTERSTELAR: A Fúria de um Sci-fi Contra a Falta de Brilho de Hollywood

6a00d8341bfb1653ef01a511ba63de970c-christopher-nolan-s-interstellar-scientific-vision-makes-revolutionary-movie

”Do not go gentle into that good night, old age should burn and rage at close of day. Rage, rage against the dying of the light.” 

“Não vás tão gentilmente nessa boa noite escura, Os velhos deveriam arder e bradar ao fim do dia; Raiva, raiva contra a morte da luz que fulgura.” 

Zagaia, Poema de Dylan Thomas

O que esperar de um cineasta que nos entregou filmes como Amnésia, A Origem e a trilogia recente do Batman. As obras de Nolan desde que ele caiu nas graças do público geram uma grande expectativa, como um grande pugilista ele atrai multidões que estão prontas para ver seus nocautes. E em Interstelar nós vemos uma das suas melhores lutas(direções). O filme nos remete aos grandes clássicos pois da mesma forma que entrega uma obra belíssima arrisca no tema Sci-fi sem ser piegas e destrincha com inteligência temas complexos sem perder o ritmo nas suas quase três horas de duração.

Baseando-se principalmente nas teorias do cientista Kip Thorne (que criou a ideia das ondas gravitacionais, relatividade geral, e lapso temporal) o cineasta, tirando vantagens das ideias mirabolantes, mas perfeitamente palpáveis do mesmo, conduz seu filme, adicionando novos temas ao seu catálogo de características, um deles sendo, principalmente, o drama familiar muito bem construído, e que está extremamente bem posto na história de Interestelar.

Interstellar-desert-header

Levando em conta que Nolan não conduz seu espectador pela mão e deixa que ele tire suas próprias conclusões, temos um filme pra ser assistido varias vezes, e olhado sempre com perspectivas diferentes.

Interstelar com uma tematica fantastica, alcança com plenitude o que se pode chamar de 7 arte. Todos os conceitos abordados de maneira coerente. O protagonista vivido por Matthew Mcconaughey desde as primeiras cenas mostra o espirito aventureiro dentro do cenário distópico que se transformou a terra. E suas escolhas refletem esse espírito, seja na sua relação com a família, seja nas suas decisões no espaço. Aliás, todo elenco merece aplausos, ninguém sai do tom e todos se doam a história fazendo assim que a narrativa envolva a quem assiste de uma maneira que é quase impossível controlar as lágrimas. (Muita gente na sessão chorou de soluçar com as mensagens em vídeo).

Nolan é o maior cineasta da atualidade, queiram ou não queiram, dele se espera muito. E assim como um ótimo pugilista que é, ele poe o público na lona com suas camadas dentro de camadas e continua invicto dentro de uma Hollywood cheia de filmes rasos e sem brilho, Interstellar adentra com fúria, fúria contra a morte da luz.

Ps:  Não vou tecer comentários mais profundos do filme, para não estragar a experiência de quem ainda não assistiu, para quem assistiu deixo um infográfico para se entender o final e a linha de tempo do longa.

Interstellar-ending-spoilers-poster-infographic

Por Jefferson Lobo

Anúncios

2 comentários

  1. Gostaria de acompanhar os comentários a respeito da descoberta das ondas gravitacionais, que só agora concluída e divulgada. Espero que o Nolan dê continuidade ao filme Interestelar..
    Desde a primeira vez que assisti, percebi que ele estaria antecedendo ao futuro. Fantástico. Aguardo continuação do Filme Interestelar.

    • Bem acredito que o Nolan não fará uma continuação do filme Valéria….mas possivelmente as descobertas e os campos abertos pelo filme servirão para várias novas descobertas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s