Review de Mangás #01 – Assassination Classroom

Postado em Atualizado em

assas

Juntar um ser superpoderoso com formato de polvo que destruiu a lua, crianças esculachadas de uma escola e que devem se tornar assassinas, pessoas sem noção do governo… tudo isso dentro de uma sala de aula! Esse é o primeiro cenário do mangá Assassination Classroom. E a obra não chama só a atenção pela premissa no mínimo diferenciada, mas suas capas são um detalhe a mais. Temos que admitir que o fato de ver a cara inteira de um personagem com uma cor diferente na capa de cada volume é bem estranha e atraente.

Mas vamos para uma breve sinopse. O mangá nos apresenta o Koro-sensei, um ser em forma de polvo que destruiu 70% da nossa lua e que ameaça destruir todo o nosso planeta dentro de 1 ano. Logo de cara somos apresentados aos seus superpoderes: uma resistência incrível (não acontece nada ao ser atingido por qualquer arma de fogo, explosivos ou veneno) e uma velocidade que só pode ser mensurada com a unidade de medida de aeronaves supersônicas (sua velocidade “Mach 20” equivale a 24.500 km/h). O mais esquisito é que ele exigiu se tornar o professor da turma ‘E’ de um colégio japonês, que é a pior turma de todas, e em troca esses alunos podem tentar matar o “professor” durante esse período de 1 ano. A história parece coisa de maluco… e realmente é se baseando por apenas esses pontos. Mas o grande diferencial de Assassination Classroom é o grande nível de humanidade e de sentimentos que aparecem no decorrer de cada capítulo.

assa 2

O autor Yusei Matsui usa todo esse contexto bagunçado para colocar o Koro-sensei como um verdadeiro professor da turma. Podemos ver como ele se importa com cada um dos alunos, sempre fazendo com que todos melhorem suas notas e suas atitudes, e além disso ele sempre fornece ótimas dicas de qual a melhor maneira de machucá-lo. Mas é realmente apaixonante a forma com que ele ajuda um aluno a ser um jogador de tênis melhor, como é importante ter conhecimentos da língua local até para poder ter chance de assassiná-lo… enfim, só lendo mesmo para pegar esses pequenos exemplos e ver como realmente a obra é muito boa e divertida (acreditem, ver alunos tentando matar um professor enquanto tentam estudar para passar nas provas é realmente divertido).

Hoje Ansatsu Kyoushitsu (nome original do mangá) é um dos grandes sucessos da Shonen Jump, sempre figurando entre os 3 melhores nos rankings semanais (aliás ele só perde mesmo para One Piece). A primeira temporada do anime tem sua estreia em Janeiro de 2015, e além da animação, um live-action já está sendo produzido. Com tudo isso em volta, a popularidade do título tende a aumentar cada vez mais, atingindo assim vários públicos distintos.

assa 3

No Brasil a sua publicação teve início em Junho/2014 pela editora Panini. Foi uma aposta acertada da editora com um título que já chamava a atenção desde a sua origem a mais ou menos 2 anos atrás. A série é bimestral e já tivemos 3 volumes lançados ao bom preço de R$ 11,90. Portanto, pra quem quer dar início a um novo título na coleção essa é uma oportunidade que não se pode deixar passar.

Vou deixar uma imagem do volume 4 japonês e que será basicamente a mesma imagem que a Panini usará no volume nacional. Como falei antes, as capas são um diferencial: cada uma mostra uma cara diferente do Koro-sensei (para cada sentimento ele esboça um rosto de cor e formato diferente). Espero que aproveitem a história e acompanhem o mangá.

assa 4

Por Jonatan de S. Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s