Eldritch Horror Resenha – O Jogo Mais Dificil do Mundo

Postado em Atualizado em

Jogo-de-Tabuleiro-Eldritch-Horror-Foto01

“Em Eldritch Horror, de um a oito jogadores assumem o papel de investigadores que andam pelo mundo, trabalhando juntos, e devem resolver mistérios relacionados aos Grandes Antigos cuja intenção é a destruição global. Nessa busca você pode reunir pistas, encontrar situações estranhas, lutar contra monstros e embarcar em expedições ousadas. Você tem a coragem de salvar o mundo?

Bem esse boardgame lançado pela galápagos jogos no Brasil foi um dos que mais me desafiaram e ainda hoje me desafia. Não se trata apenas de um jogo sobre os mitos de H.P Lovecraft, mas um convite a superar seus próprios limites dentro de um tabuleiro de jogo. Você deve estar pensando que é apenas mais um jogo mais não amigos, esse boardgame captou de forma primordial a essência dos horrores que seus criadores tentaram passar ao desenvolvê-lo. Pense em um jogo difícil.

 O jogo em si é baseado em outro jogo que segue a mesma premissa “Arkham Horror”, que se passava em uma única cidade. Em Eldritch Horror o problema é em um nivel global e apenas os personagens percebem as conexões entre diversos acontecimentos ao redor do mundo, partindo assim para a investigação. Nem vou poupá-los de dizer que nesse processo os nobres salvadores  do mundo como conhecemos enlouquecem e morrem. Sim, pois se você já teve a honra de jogar esse boardgame algumas vezes a derrota é uma experiência que vai ser constante em sua vida de gamista.

pic1736190_md

Com 12 opções de personagens, centenas de itens, feitiços, artefatos e possibilidades de encontros, Eldritch Horror se prolonga por horas de diversão e frustração percorrendo os mitos e resolvendo mistérios contra os anciões e ainda mais surpresas para quem conhece bem o universo descrito por H. P. Lovecraft.

A mecânica de turnos é simples, dividindo-se por fases:

Fase de Ação: Jogadores agem.

Fase de Encontro: Jogadores resolvem encontro.

Fase do Mito: Resolução de catástrofes causadas pelo ancião.

A jogabilidade de Eldritch Horror é fluida e apesar de uma centena de regras depois de tres rodadas jogadores já tem uma ciência do que podem ou não fazer e do que seus personagens são capazes.. Erros no começo são comuns, o ideal é jogar com alguém que já conheça as regras ou assistir a algum dos muitos videos do youtube que explicam a sistemática do jogo desde a preparação do tabuleiro.

EH01-InvestigatorCollage2

Como Vencer?

O objetivo do jogo é simples você tem de impedir que um dos grandes anciões despertem e acabe com o mundo (o jogo conta com 4 anciões, em níveis de dificuldade, sendo o mais forte deles o Cthulhu), para isso os investigadores devem solucionar três mistérios (um de cada vez, sorteado de um baralho específico). Se o ancião acordar, o jogo fica assustadoramente mais difícil e é quase impossível vencer. Entretanto, se os investigadores solucionam os 3 mistérios a tempo eles vencem o jogo ao impedir que o Ancião acorde.  Apesar de que vencer é meio fora de contexto. Não existem rojões a serem soltos, nem um texto de parabéns. Se você vencer você apenas vence e pronto. Ou seja, esse jogo foi feito para ser perdido.

Bem se você gosta de sofrer… Brincadeira! Se você está cansado de War, Banco Imobiliário ou jogos de tabuleiro fáceis, nós aconselhamos que você adquira rapidamente Eldritch Horror. O jogo além de ser completo por si só, já conta com uma expansão chamada “Conhecimento Perdido” que adiciona ainda mais elementos ao caminho do horror.

EH01-Box+Layout

Dicas

#1 Você pode usar ação de habilidade do Político para dar uma ação extra ao Marinheiro, ele então usa sua ação de habilidade para se deslocar um espaço marítimo e ganha uma ação extra (que pode usar para se deslocar de novo). 

#2 Ao tentar “adquirir recursos” como primeira ação, se você não conseguir acertos suficientes para pegar o item que você quer, você pode pegar a carta de dívida para somar 2 acertos e na ação seguinte já tentar se livrar dela. Você pode pensar nisso como sacrificar sua segunda ação por 2 acertos extras. Funciona particularmente bem com o Político.

Por Jefferson Lobo


Página oficial
Distribuidora: Galápagos Jogos
Jogadores: 1 a 8.
Tempo de jogo: 45 a 180 minutos (pode ser mais)
A partir de 14 anos.
Preço médio: R$229,90


Anúncios

2 comentários em “Eldritch Horror Resenha – O Jogo Mais Dificil do Mundo

    Rodrigo disse:
    27/03/2017 às 15:59

    “Ou seja, esse jogo foi feito para ser perdido.”, é a primeira vez que vejo um jogo feito pra ser perdido kkkkkkkkkkkkkkkkk. Eu to querendo comprar ele, ai to vendo os jogos que valem a pena, Elder Sign achei mais fácil de jogar do que esse ,e tem mais anciões como desafio, esse só tem 4, que achei pouco para um jogo desse porte. Gostei da sua resenha, o jogo é difícil mesmo, as regras são fáceis, mas o jogo em sí parece complicado demais ai desanima comprar, mas pela atmosfera de terror dele vale a pena comprar.

      nerdofobia respondido:
      31/03/2017 às 01:34

      Rapaz o jogo é muito dificil… mas n deixa de ser divertido…. Realmente tem poucos ancioes mas o esquema de pistas e mistérios junto dos poderes dos heróis correndo contra o tempo deixa o game muito dinamico…Se eu fosse vc comprava pelo desafio…Rsrs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s