Game Of Thrones Board Game

7728e312a35ccb8e531e318e25c04984
Game of Thrones Boardgame 2º Edição é um jogo de tabuleiro lançado pela Galápagos jogos no Brasil, inspirado no universo literário de George R.R Martin. Com milhares de elementos retirados diretamente dos livros o game conta com toda ambientação presente na obra do autor e de quebra garante horas de estratégias, confabulações e manipulação tentando conquistar o famigerado trono de ferro.


A temática é simples, você só precisa conquistar sete castelos e sairá vencedor, mas essa não vai ser uma tarefa fácil. principalmente se o seu conhecimento do mundo do titio George for grande o suficiente para saber que nos sete reinos de Westeros nada vem de graça. Nesse set-up inicial pode se jogar com as principais casas envolvidas na luta pelo trono de ferro. São elas: Starks, Baratheons, Lannisters, Greyjoys, Tyrells e Martell. As 3 ultimas só são adicionadas se tiverem 4, 5 ou 6 jogadores respectivamente.

Entendendo um pouco do jogo

O turno é dividido em 3 fases:
1. fase de Westeros: 3 cartas de eventos são viradas e resolvidas imediatamente. Estas cartas recalculam os suprimentos de cada casa, permite o recrutamento das tropas e o mais legal do jogo a carta Fúria dos Reis. Além de tudo isso traz eventos aleatórios (com vantagens e desvantagens) e iniciam a batalha contra as tribos selvagens do Norte.
2. fase de Planejamento: Cada jogador coloca ações fechadas em cada região que possui unidades. Estas ações podem ser: Movimento, Suporte, Invasão, Defesa ou Consolidação de Poder. Todos os jogadores colocam estas ações em segredo e os tokens são revelados simultaneamente no final da fase de Planejamento.
3. fase de Ação: Todas ações planejadas são revolvidas de forma organizada e em ordem de influência: primeiro a Invasão, em seguida a Movimentação que pode ou não levar a um Combate (neste caso, as outras ações de Defesa e Suporte são computadas), e por último a Consolidação de Poder.

Game-of-Thrones-board
Carta Fúria dos Reis
É nessa fase que separamos os meninos dos homens. Onde a manipulação e a intriga de fato acontecem e vemos a ganância por poder acontecer. Com regras simples de apostas o jogo consegue transmitir toda a política que há nos livros.
Existem 3 trilhas de influência que dão poderes aos jogadores:
– Trono de Ferro: o jogador detentor do Trono de Ferro é o atual regente de Westeros. Seu poder consiste em jogar primeiro, tomar decisões em eventos e o principal: desempatar qualquer jogada que não seja de combate. Muito útil sendo que ele resolve primeiro qualquer ordem na fase de ação.
– Feudos: o jogador com a maior influência nos feudos possui a Espada de Aço Valiriano. Esta espada concede bônus nos combates e os empates em batalha são decididos a favor da casa que possuir maior influência nesta trilha.
– Corte Real: o jogador que possuir maior influência na Corte do Rei terá direito a utilizar mais ações especiais, que melhoram as ações comuns da fase de Planejamento. Além disso, possui o marcador do Corvo, que permite trocar uma ação de seus exércitos após todos revelarem seus marcadores. Ou ele pode enviar o Corvo para a Muralha e ver a próxima carta de batalha contra os selvagens do Norte. Sendo que ele escolhe se manterá esta carta no topo ou a coloca para baixo do deck dos selvagens e dizer o que viu ou não aos outros jogadores. Podendo até mentir nessa fase.

game of thrones

Minha Análise

Game Of Thrones Boardgame 2º Edição é simplesmente uma obra prima desse novo mercado dos jogos de tabuleiros modernos. Com ação, estratégia e politica na medida certa o jogo consegue equilibrar suas duas horas de partida em média (algumas partidas que joguei chegaram a 4 horas facilmente) e nunca ficar enfadonho ou chato. O cuidado com as peças também é um detalhe a parte, mesmo que muitos fãs tenham reclamado que prefeririam miniaturas aos tokens que servem pra representar os soldados, cavaleiros, catapultas e navios, eu particularmente acho agradável essa decisão de deixar como uma representação militar as peças. Sobre o jogo em si as partidas ficam realmente emocionantes quando jogadas com cinco pessoas e 6 jogadores realmente é o ideal, pois o equilíbrio entre as casas fica perfeito.

Enfim, um jogo pra ser jogado e admirado por todo fã de Game Of Thrones e que gosta de jogos de tabuleiro, a Galápagos Jogos acertou muito em trazer o jogo para o Brasil e suas expansões: Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, que modificam o set-up inicial e dão uma nova experiência de diversão. Lembrando das palavras da Cersei:

“Quando se joga o jogo dos tronos… Você vence ou morre.”

Por Jefferson Lobo

91R+knqfFrL._SL1500_

Anúncios

5 comentários

  1. Woow maravilhoso jogo, eu quero umo. Estou ansiosa, eu adoro Game of Thrones season 7, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.

  2. Estou tentando encontrar a expansão da dança dos dragões, você teria algum lugar para indicar para a compra?

    • rapaz tenta na loja da galapagos…se lá nao tiver você pode encontrar alguns no board game brasil….uma pagina que a galera usa pra vender boards usados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s