Game of Thrones Boardgame 2º Edição é um jogo de tabuleiro lançado pela Galápagos jogos no Brasil, inspirado no universo literário de George R.R Martin. Com milhares de elementos retirados diretamente dos livros o game conta com toda ambientação presente na obra do autor e de quebra garante horas de estratégias, confabulações e manipulação tentando conquistar o famigerado trono de ferro.
A temática é simples, você só precisa conquistar sete castelos e sairá vencedor, mas essa não vai ser uma tarefa fácil. principalmente se o seu conhecimento do mundo do titio George for grande o suficiente para saber que nos sete reinos de Westeros nada vem de graça. Nesse set-up inicial pode se jogar com as principais casas envolvidas na luta pelo trono de ferro. São elas: Starks, Baratheons, Lannisters, Greyjoys, Tyrells e Martell. As 3 ultimas só são adicionadas se tiverem 4, 5 ou 6 jogadores respectivamente.
Entendendo um pouco do jogo
O turno é dividido em 3 fases:
1. fase de Westeros: 3 cartas de eventos são viradas e resolvidas imediatamente. Estas cartas recalculam os suprimentos de cada casa, permite o recrutamento das tropas e o mais legal do jogo a carta Fúria dos Reis. Além de tudo isso traz eventos aleatórios (com vantagens e desvantagens) e iniciam a batalha contra as tribos selvagens do Norte.
2. fase de Planejamento: Cada jogador coloca ações fechadas em cada região que possui unidades. Estas ações podem ser: Movimento, Suporte, Invasão, Defesa ou Consolidação de Poder. Todos os jogadores colocam estas ações em segredo e os tokens são revelados simultaneamente no final da fase de Planejamento.
3. fase de Ação: Todas ações planejadas são revolvidas de forma organizada e em ordem de influência: primeiro a Invasão, em seguida a Movimentação que pode ou não levar a um Combate (neste caso, as outras ações de Defesa e Suporte são computadas), e por último a Consolidação de Poder.
Carta Fúria dos Reis
É nessa fase que separamos os meninos dos homens. Onde a manipulação e a intriga de fato acontecem e vemos a ganância por poder acontecer. Com regras simples de apostas o jogo consegue transmitir toda a política que há nos livros.
Existem 3 trilhas de influência que dão poderes aos jogadores:
– Trono de Ferro: o jogador detentor do Trono de Ferro é o atual regente de Westeros. Seu poder consiste em jogar primeiro, tomar decisões em eventos e o principal: desempatar qualquer jogada que não seja de combate. Muito útil sendo que ele resolve primeiro qualquer ordem na fase de ação.
– Feudos: o jogador com a maior influência nos feudos possui a Espada de Aço Valiriano. Esta espada concede bônus nos combates e os empates em batalha são decididos a favor da casa que possuir maior influência nesta trilha.
– Corte Real: o jogador que possuir maior influência na Corte do Rei terá direito a utilizar mais ações especiais, que melhoram as ações comuns da fase de Planejamento. Além disso, possui o marcador do Corvo, que permite trocar uma ação de seus exércitos após todos revelarem seus marcadores. Ou ele pode enviar o Corvo para a Muralha e ver a próxima carta de batalha contra os selvagens do Norte. Sendo que ele escolhe se manterá esta carta no topo ou a coloca para baixo do deck dos selvagens e dizer o que viu ou não aos outros jogadores. Podendo até mentir nessa fase.
Minha Análise
Game Of Thrones Boardgame 2º Edição é simplesmente uma obra prima desse novo mercado dos jogos de tabuleiros modernos. Com ação, estratégia e politica na medida certa o jogo consegue equilibrar suas duas horas de partida em média (algumas partidas que joguei chegaram a 4 horas facilmente) e nunca ficar enfadonho ou chato. O cuidado com as peças também é um detalhe a parte, mesmo que muitos fãs tenham reclamado que prefeririam miniaturas aos tokens que servem pra representar os soldados, cavaleiros, catapultas e navios, eu particularmente acho agradável essa decisão de deixar como uma representação militar as peças. Sobre o jogo em si as partidas ficam realmente emocionantes quando jogadas com cinco pessoas e 6 jogadores realmente é o ideal, pois o equilíbrio entre as casas fica perfeito.
Enfim, um jogo pra ser jogado e admirado por todo fã de Game Of Thrones e que gosta de jogos de tabuleiro, a Galápagos Jogos acertou muito em trazer o jogo para o Brasil e suas expansões: Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões, que modificam o set-up inicial e dão uma nova experiência de diversão. Lembrando das palavras da Cersei:
“Quando se joga o jogo dos tronos… Você vence ou morre.”
Por Jefferson Lobo
joguinho massa demais…joguei umas tres vezes… Top
Woow maravilhoso jogo, eu quero umo. Estou ansiosa, eu adoro Game of Thrones season 7, o último capítulo me deixou super animado, o tempo restante já em breve para a transmissão e que é muito emocionante! Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história.
que bom que vc gosta Monica…e sensacional msm
Estou tentando encontrar a expansão da dança dos dragões, você teria algum lugar para indicar para a compra?
rapaz tenta na loja da galapagos…se lá nao tiver você pode encontrar alguns no board game brasil….uma pagina que a galera usa pra vender boards usados
Não há em lugar nenhum, já procurei em todo canto, devem estar ricos e nem se dão ao trabalhar de disponibilizar essa expansão nem a do Festim do Corvos, há uns cinco meses que não encontro.