The Last Kingdom

Postado em Atualizado em

tlk_firstimage

“A guerra era entre os dinamarqueses e Wessex. Minha guerra era com Odda, o Jovem, e eu sabia que era impulsionado pelo orgulho. Os padres nos dizem que o orgulho é um pecado enorme, mas os padres estão errados. O orgulho faz o homem, impulsiona-o, é a parede de escudos ao redor de sua reputação, e os dinamarqueses entendiam isso. Os homens morrem, diziam eles, mas a reputação não.”
Trecho de O Último Reino.

The Last Kingdom é uma série de televisão adaptada a partir de série de livros, Crônicas Saxônicas, escritos por Bernard Cornwell. A série estreou na BBC America em 10 de outubro de 2015, e na BBC Two, no Reino Unido, em 22 de outubro de 2015.

A série é ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos Vikings. Sob o comando do Rei Alfredo, o Grande, o Reino de Wessex é o único que resiste aos ataques. Em uma mistura de heroísmo, política, religião, coragem, amor, lealdade, e a eterna busca por identidade, a série mistura figuras reais que fazem parte da História com eventos e personagens fictícios, da mesma forma que o autor dos livros fez, e nesse quesito temos de aplaudir os produtores, eles conseguiram emular a sensação de epicidade presente nos livros.
A história acompanha o jovem Uhtred, um nobre que perdeu os pais em um dos ataques vikings. Levado e criado por eles, Uhtred cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu. Enquanto isso, o Rei Alfredo enfrenta problemas políticos e religiosos para unificar os reinos e transformá-lo no que hoje é a Inglaterra. Muito dessas disputas e conflitos se dão por causa da invasão dos dinamarqueses que tentam tomar o que hoje seria a Inglaterra e em grande parte eles conseguem, restando apenas Wessex representada por Alfredo. Não é a toa que o nome de um dos livros e da série em si é “O Ultimo Reino”. Esse eixo central da série é o que circunda toda a trama da primeira temporada e torna os rumos de Uhtred concomitantes com o de Alfredo.

TLK_101_15

A escolha do elenco casou muito bem, apesar de eu particularmente não ter gostado do Uhtred interpretado por Alexander Dreymon, tenho de admitir que aos poucos ele vai conseguindo se tornar o que se esperaria de um personagem que nos livros de Bernard Cornwell mostra uma fibra e uma força gigantesca dentro da história.

Composto por oito episódios essa primeira jornada de Uhtred agrada visualmente e vale ressaltar o trabalho de figurino que não deixa a dever a nenhuma série de época. Talvez as cenas de batalha ainda fujam um pouco do que seria a grandiosidade dos livros, mas de alguma forma principalmente no season finale, a monstruosidade do que é a parede de escudos pode ser vista nas telas, apesar de a batalha de “Ethandun”, uma das mais importantes da história  ter sido breve na adaptação.

tumblr_nxg1gtcSR41ucldq2o1_500

Se eu tivesse de atribuir uma nota daria um 8,5 a essa primeira temporada. Como fã de Bernard Cornwell acompanho a saga de Uhtred de Bebanburg e acho que a série da BBC tem potencial pra se tornar uma ótima adaptação dos livros. Talvez o grande problema da série seja viver a sombra de “Vikings” adaptação da mesma história feita pelo history channel e que conseguiu um grande sucesso e uma horda de fãs ao redor do mundo. Torçamos para que Uhtred sobreviva a mais esse desafio afinal de contas: O Destino é Tudo!

Por Jefferson Lobo

Anúncios

2 comentários em “The Last Kingdom

    Cavalquieri disse:
    11/12/2015 às 12:11

    Vlw pela dic vou tentar acompanhar…. Curto game of thrones tabém…

    Sheylita disse:
    14/12/2015 às 13:02

    N sei qual o mais gato…Uhtred ou Ragnar de Vikings…Vou baixar pra ver se gosto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s