Sandman -Prelúdios e Noturnos

sandman ner

Choronzon: Sou a anti-vida, a besta do julgamento. Eu sou a escuridão no fim de tudo. O fim do universo, dos deuses, dos mundos…DE TUDO! O que você é então, mestre dos sonhos?

Sandman: Eu sou a esperança.

A Genial obra do escritor Neil Gaiman, Sandman, convida qualquer leitor a mergulhar em um mundo onírico estando desperto, essa grandiosa obra que é dividida em 10 arcos possuindo 75 edições que transcendem o gênero de quadrinhos que estamos acostumados a ler mistura Filosofia, mitologias modernas, fantasia sombria e elementos míticos. Foi concluído em 1996, tornando-se um marco das HQs, transformando-o em um fenômeno da cultura POP.

Para melhor compreensão de quem ainda não é iniciado na leitura de Sandman, irei dar algumas explicações… O personagem Sandman, dentro do universo criado por Gaiman é aquele que governa o sonhar, se trata de uma representação antropomórfica do sonho. Sandman, Morpheus, Devaneio, Oneiros, Lorde Moldador, Kai’Ckul, e ainda chamado de vários outros nomes em línguas esquecidas. É extremamente pálido, tem cabelos negros, alto e muitas vezes melancólico,  Morpheus faz parte de uma família de sete irmãos onde cada um representa aspectos da essência do universo, esses são:  Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio, não se trata de deuses, pois já existiam bem antes dos primeiros deuses serem criados, deuses deixam de existir a partir do momento que começam a ser esquecidos os perpétuos, não, enquanto existir uma criatura viva os sete Perpétuos permanecerão:

“Quando o primeiro ser vivo surgiu, eu estava lá, esperando. Quando o último ser vivo morrer, meu dever estará terminado. Vou pôr as cadeiras sobre as mesas, apagarei as luzes e fecharei as portas do universo quando eu partir.” (Morte, Sandman, número 20, p. 21)

Todos os perpétuos são onipresentes, e existem desde a aurora dos tempos, desde do surgimento do primeiro ser vivo. Neste primeiro Arco, que irei comentar “Prelúdios e Noturnos” que se estende até a edição 9, pouco é explicado sobre eles, deixando a maioria das explicações para arcos futuros.

No primeiro arco, a história começa no ano de 1916, na madrugada do dia 10 para o dia 11 de junho, Morpheus foi aprisionado por engano em um ritual de uma Ceita ocultista, que na verdade pretendia prender sua irmã mais velha, a morte, para que se pudesse ter total controle sobre o poder vital, ainda não se tinha ideia de quem havia sido aprisionado no lugar da morte, mas tinham consciência que era algo tão poderoso quanto ela.

Com Morpheus preso em um círculo místico e seus artefatos de poder (a Algibeira, A Máscara e o Rubi) roubados, começou a haver várias disfunções referentes ao sono, o mundo começou a passar por guerras, incertezas, os que estavam despertos não conseguiam mais dormir e aqueles que no momento da prisão de Morpheus estavam dormindo caíram em um vale de sonhos e pesadelos sem fim, dormindo profundamente, vários médicos e cientistas começaram a interessar-se a desvendar esse mistério do sono, mas não achavam uma resposta para o que de fato estava acontecendo. Nesta parte Neil Gaiman foca em algumas pessoas mostrando o que houve com elas, antes e depois do aprisionamento de Morpheus.

sandm

Após notar o que estava acontecendo em todo mundo os algozes perceberam quem seria o indivíduo que eles haviam capturado, O Lorde Morpheus, rei do sonhar.  No ano de 1988, o filho de um dos algozes comete um erro banal, quebra o círculo místico que mantinha Sandman aprisionado, e ele consegue fugir, a partir daí o mundo começa aos poucos a despertar, e se livrar do mal que o tomou enquanto o sonhar estava sem seu governante.

É nesta parte da história que o perpétuo, agora livre, começa sua aventura para recuperar seus objetos de poder e reconstruir seu reino, vingando-se daqueles que o aprisionaram.

Personagens da DC começam a dar o ar da graça na história, como Jonh Constantine! Sim meus amigos! O exorcista, demonologista e mestre das artes das trevas! Haha! Confesso que muito me alegrou esse aparecimento. Para evitar tanto spoilers irei fazer um apanhado dos principais acontecimentos após esse encontro.

sandman nerdofobia

Morpheus ainda enfraquecido desce ao inferno para conseguir recuperar um de seus objetos, ao chegar lá ele aceita um desafio, desafio esse que pode ter consequências gravíssimas ao perpétuo, essa parte da história ao meu ver é de uma genialidade gritante, confesso que eu esperava um combate, uma luta, mas foi melhor, bem melhor do que eu pensava! O Lorde Morpheus mostra todo seu poder e perspicácia através das palavras, parte dessa disputa fiz questão de citar no começo do texto, simplesmente demais! No inferno também aparece outro personagem incrível do universo DC: Lucífer.

Em outra parte, em que Sandman continua sua saga em busca de seus objetos, ele encontra Jon Dee, esta cena nos passa toda complexidade e obscurantismo inclusos nessa obra magnifica de Gaiman.

A morte, irmã do lorde do sonhar, aparece neste arco conquistando todos que leem, uma figura representada por uma jovem, bela, e com roupas estilo gótica e um senso de humor bastante apurado, encantando os mais novos, e velhos leitores dessa obra prima.

Sem mais spoilers, e deixando o gostinho de quero mais, digo que Sandman para mim sem sombras de dúvidas é a melhor HQ que já li, não é à toa que é considerado um dos melhores quadrinhos já criados, ganhador de vários prêmios pelo mundo. Com sua arte gráfica impressionante, capas lúdicas, e histórias que nos transmutam a um mundo onírico cheio de surrealismos impressionantes, Sandman nos leva a viajar para o mundo do sonhar mesmo estando despertos, encantando assim mais e mais fãs em todo lugar. Quem ainda não leu sugiro que comece agora, você não sabe o que está perdendo!

Tenha bons sonhos.

 

Por Flávia Lobo

 

sandm morte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s