Rogue One é uma história Star Wars?

Postado em Atualizado em

los-alamos-poster-tall-1536x864

Pois bem Nerds, é esse o questionamento que me fiz enquanto assistia e revia os outros episódios da saga de star wars, e por mais direto que eu vá ser nesse breve relato sobre guerra nas estrelas, vou tentar elencar algumas coisas que me deixaram confuso antes de chegar a uma conclusão final sobre a nova empreitada da disney nesse universo muito muito distante…

#1 Personagens meio estúpidos

Logo no primeiro ato do filme, vemos a construção da infância da Jin, e mesmo com todo contexto de fuga na qual ela vivia com a família que mãe agiria daquela maneira pondo em risco a vida da filha e do marido?

Outras partes evidenciam isso, como por exemplo a maneira que o Cassian descumpre as regras em matar o pai da Jin e mesmo estando como um sniper não atira no kreenik? Beleza mas ele não sabia quem era o kreenik, sim mas a partir dali foi o turn point do personagem, se ele era tão fiel a causa matar um oficial do império não seria nada mal naquele contexto.

As situações são pontuais mas fica a sensação que estão colocadas para servir de propósito ao roteiro e mover a história, sendo que pra quem curte algo mais desenvolvido do ponto de vista humano parece que as situações foram artificialmente enfraquecidos para facilitar a vida dos heróis.

#2 Pequenos furos para fazer a missão dar certo

Ai temos algumas coisas, que visualmente são lindas mas do ponto de vista prático ficam meio furadas. Da armadura que não protege o trooper de um pedaço de pau… e pasmém tem uma cena que o Chirrut Îmwe (Donnie Yen) joga areia no olho de um stormtrooper, só que ele está de capacete! Fora isso temos um tipico filme de assalto, dentro desse contexto temos talvez as instalações com mais falhas de segurança de toda a saga star wars. Mas tudo bem.

Death Troopers serviram pra quê mesmo? Kreenik como vilão não funciona nem um pouco e ainda comete o erro de subestimar o Galen Erso a ponto de ter construído os alicerces da derrota gigantesca do império num futuro próximo.

tumblr_ob1961smxj1qfss0oo1_1280

#3 Sem problemas temos fan service e isso vale o filme

Ah, mas a cena do Vader e a ligação com o Ep IV foram memoráveis, concordo em parte. Foram extremamente bem feitas e a cabeça de todo mundo explodiu, mas será que a ligação com o episódio 4 não estava um pouco óbvia. Um Star Destroyer (do Vader) que resolve o problema na base da pancada mesmo? (Não estou criticando é massa véio pra porra, e sem dúvidas o Vader é um monstro no cinema, 2 minutos de cena e ele quase rouba o filme inteiro pra ele) Todos sabíamos que os planos iriam ser roubados e chegariam a princesa Leia, ver como foi é que é a grande sacada do filme, nada que não pudesse ser esperado por um espectador atento.

Vale lembrar que o filme sugeria espionagem e assalto, mas foi resolvido na base do “ou vai ou racha” tanto que a maioria dos personagens morreram de maneira tola, o que deixou aquela sensação de subaproveitamento de potenciais que podiam ser explorados no filme. “O piloto não tem uma cena de pilotagem por exemplo.”  Imaginem “o Baze Malbus ( Wen Jiangem uma torre de tiro” ou o Chirrut Îmwe tendo entrado na fortificação ao invés do Cassian Andor.  Fora que não dá nem pra comentar o Saw Guerrera ( Forest Whitaker) que pra mim foi a grande barriga do filme.

rolt

No contexto geral pra mim rogue one foi um filme de guerra ambientado no universo star wars ( rogue one trouxe guerra a guerra nas estrelas…rsrs!), com um enredo que poderia ser melhor explorado, o filme serve pra acabar com os furos da nova esperança e criar alguns novos no VII titulo da franquia. Já parou pra pensar que o império no Despertar da Força construiu uma nova estrela da morte no núcleo de um planeta e coloca a mesma falha de segurança da primeira estrela da morte? Ah mas tem uma porta gigante de proteção, sim que é quebrada e revela a mesma falha dos planos anteriores.

Embora as coisas que incomodaram, o filme é bem na média e proporciona um entretenimento válido. Serve pra dar o alicerce a futuros spinoffs, que já foram garantidos pela disney e seguirão sempre diversificados em tema da franquia principal, o que é um ponto extremamente positivo para a marca star wars como um todo. Inclusive palmas para disney por fazer um filme que todos os protagonistas morrem no final, algo impensável nos filmes do titio Lucas.  A morte mais sentida pra mim foi a do robô K-2SO que mita muito com sua programação de super verdade.

Enfim, Rogue One uma história Star Wars apesar das falhas é sim um filme que segue a ambientação do mundo e amplia as possibilidades para além da família Skywalker, mostrando tons de cinza na luta entre rebelião e Império, e divertindo os fãs que como o chirrut acreditam “que a força está comigo e eu estou unido com a força”.

Por Jefferson Lobo ( @jeffersonwayne )

20161125-rogue-one-star-wars-story-images

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s