D&D Next é a melhor edição para novos jogadores?

DDNextLogo

Dungeons and Dragons é um daqueles pilares do rpg no mundo do entretenimento. Como o clássico Doctor Who ou a série de Star Trek original, tem uma fanbase muito extensa ao longo dos anos, mas sempre ficou uma pergunta se o jogo está conseguindo se renovar e atrair novos jogadores? E o Mais cobrado se o jogo conseguiu superar o trauma de não ser um jogo tão interpretativo assim.

Infelizmente, como o clássico Dr. Who e sua incrível acumulação de temporadas, a curva de aprendizado íngreme de D&D pode ser desencorajadora para novos jogadores. Os números constante de regras e elementos novos jogados na cara de pretensos jogadores iniciantes sempre foi um pouco esmagadora e levava um bom tempo de adaptação. Mas por sorte ou mérito dos desenvolvedores do NEXT a complexidade de edições anteriores nesse D&D  mudou.

A grande notícia é que a  5 ª edição do Manual do Jogador, deu enormes passos em simplificar não só a criação de personagens, mas também a jogabilidade. O básico ainda está lá – você tem seus dados de ataque para causar dano e seu d20 basicamente para tudo o mais; Sua Classe de Armadura ainda determina se você levará ou não uma pancada – mas muitos outros componentes foram substituídos pelo novo sistema de vantagens / desvantagens. (mitagem absoluta dessa nova edição na minha opinião).

d5d 1

Este sistema faz cálculos de sucessos ou falhas muito mais fácil para os jogadores e o mestre. Em vez de elfos terem um bônus racial aos lances de salvação contra os encantos, por exemplo (em termos leigos, sendo menos propensos a serem afetados pela magia), o bônus desaparece e os elfos têm uma vantagem contra os encantos. Quando um jogador tem uma vantagem ou uma desvantagem, em vez de rolar um d20 e adicionar vários modificadores, rolam dois d20s e escolhem a rolagem maior ou menor, respectivamente: menos matemática, menos complexidade, mais tempo de jogo. Logo mais interpretação.

A nova edição também construiu uma nova biblioteca de Backgrounds, que incentiva os jogadores a desenvolverem histórias e personalidades para seus personagens, em vez de se concentrarem apenas em estatísticas mínimas / máximas. Ao escolher um background de soldado, Acolito, Criminoso dentre outros, você não só desenvolverá um personagem mais interessante para as partes do role-play, mas também pode ganhar equipamentos bônus, linguagens extras e proficiências adicionais. Em outras palavras, ao pensar mais sobre quem é seu personagem é como pessoa (sua personalidade, falhas, desejos e ideais), você pode personalizar melhor suas forças e fraquezas para a jogabilidade.

nerdofobia 2

A inspiração é uma mecânico relacionada, similar aos pontos do herói do Pathfinder. Se o Mestre sentir que você está fazendo escolhas de jogabilidade em consonância com a personalidade do seu personagem e o background, ele pode presenteá-lo com Inspiração. Inspiração pode ser gasto para compensar desvantagens ou ganhar vantagens em rolagens. Isso novamente incentiva o desenvolvimento de personagens interessantes e a realização de ações de história criativa, recompensando-os com bonificações no jogo.

nerdofobia 3

E ai você concorda que a 5 edição de D&D é mais interpretativa e mais simples para novos jogadores?

Por Jefferson Lobo ( @jeffersonwayne )


Acompanhe a Nerdofobia na rede:

Facebook: https://www.facebook.com/Nerdofobia

Google+

Twitter

YouTube

Instagram

Issuu


nerdofobia 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s